Rio2016

09-08-2016 07:37

Defesa do consumidor multa organização por longas filas e falta de comida

Em causa estão problemas ocorridos no primeiro fim de semana das competições.
Rio2016
Foto: DOUGLAS MAGNO / AFP

Os Jogos Olímpicos começaram na sexta-feira e terminam a 21 de agosto.

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

A entidade de defesa do consumidor do Rio de Janeiro (Procon) multou na segunda-feira o comité organizador dos Jogos Olímpicos 2016 por problemas como as longas filas para entrar nos recintos desportivos e falta de comida.

Em causa estão problemas ocorridos no primeiro fim de semana das competições, segundo um comunicado da entidade, que deu o exemplo de uma fila que "passou de um quilómetro de extensão" no Parque Olímpico da Barra, o que levou muitos espetadores a perderem o início de algumas provas.

"No Parque Olímpico de Deodoro, no sábado, havia apenas uma máquina de raio X para a vistoria dos torcedores, o que atrasou a entrada deles. No domingo, os espetadores levaram duas horas para entrar na arena de 'rugby'", lê-se no comunicado.

A Procon também notou que, para além da falta de alimentos em alguns pontos de venda e de quiosques sem troco, "no Sambódromo e no Maracanãzinho, a situação foi ainda pior, pois nem lanchonete [estabelecimento de refeições rápidas] havia nestes locais".

Segundo a autuação da Procon Estadual do Rio de Janeiro, apesar do tamanho do evento e do previsível número de pessoas que ele atrairia, “os organizadores não se preocuparam em suprir a demanda dos consumidores, tanto no acesso ao local quanto na oferta de alimentos".

"Os torcedores pagaram para assistir à integralidade das partidas e acabaram prejudicados por problemas no acesso às arenas", observou.

Perante este cenário, a Procon deu 15 dias úteis ao comité organizador para apresentar a sua defesa.

A organização dos primeiros Jogos Olímpicos na América do Sul arrisca uma multa que pode chegar a 9 milhões de reais (2,6 milhões de euros).

Os Jogos Olímpicos Rio2016 começaram na sexta-feira e terminam a 21 de agosto.

Conteúdo publicado por Sportinforma