A piscina onde decorrem as provas de saltos para a água no Rio2016 ficou misteriosamente verde na noite de segunda-feira, com as posteriores investigações a serem inconclusivas quanto à causa.

O contraste foi evidente durante a prova de mergulho sincronizado feminino a 10 metros, na terça-feira, em água verde que contrastava claramente com o azul claro da vizinha piscina do polo aquático.

“Foram realizadas análises à água da piscina de saltos para a água do Centro Aquático Maria Lenk e foi verificado que não apresentam qualquer risco para a saúde dos atletas”, sossegou o responsável das relações com os media.

Simon Langford revelou que “está a ser feita uma investigação para determinar a causa” da anormalidade, acrescentando que, ainda assim, “a competição decorreu com sucesso”.

O atleta britânico Tom Daley, medalha de bronze em 10 metros sincronizados, twittou fotos dos dois planos de água em que se percebe claramente a diferença de cor entre as piscinas, acrescentando a legenda: “Hmm… o que aconteceu?”.

Na terça-feira, os saltadores negaram qualquer impacto no seu desempenho.

“É bastante normal numa piscina exterior, pelo que isso não é realmente um problema para nós”, disse a malaia Pandelela Rinong, medalha de prata juntamente com Cheong Jun Hoong.