A Austrália confirmou o seu favoritismo no grupo A do torneio feminino de basquetebol, no qual o Brasil comprometeu a passagem aos quartos de final.

As 'canarinhas' perderam o seu terceiro jogo consecutivo, por tangencial 63-65 com a Bielorrússia, que deu a volta ao jogo com um triplo de Tatyana Troiana, a 53 segundos do fim.

A equipa brasileira começou muito bem, com um parcial de 28-16, mas progressivamente foi baixando de produção, registando-se 40-35 ao intervalo e empate 50-50 à entrada para o quarto decisivo.

A Austrália continua com o pleno de triunfos, desta vez por 89-71 frente à França, que apenas equilibrou no primeiro parcial (21-19), sendo que ao intervalo já perdia por 17 (46-29).

A Turquia venceu o primeiro desafio, surpreendendo o Japão por 76-62, e, com isso, alimenta a esperança da qualificação.

Com três jornadas disputadas, a Austrália tem o pleno de seis pontos, seguida de Japão e França com cinco, Bielorrússia e Turquia quatro e Brasil apenas três pontos.

Na quinta-feira, defrontam-se Bielorrússia-Turquia, França-Brasil e Japão-Austrália.

No grupo B, que cumpriu descanso, Estados Unidos e Canadá lideram com o pleno de quatro pontos, China e Espanha têm três, Sérvia e Senegal apenas dois.