Rio2016

11-08-2016 08:52

Brasil, Rússia, EUA e China já nos 'quartos' do voleibol feminino

Os quatro primeiros classificados de cada um dos dois grupos jogam cruzado nos quartos de final.
Sheilla Castro De Paula Blassioli
Foto: Johannes EISELE / AFP

O campeão olímpico Brasil somou a terceira vitória no torneio frente ao Japão.

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

As seleções do Brasil, Rússia e Estados Unidos são as únicas ainda invictas na fase de grupos do torneio de voleibol feminino do Rio2016 e, juntamente com a China, já virtualmente apuradas para os quartos de final.

Além desde ‘quarteto’ já com as portas dos ‘quartos’ abertas, a duas jornadas do termo da fase de grupos, também Coreia do Sul, Sérvia e Holanda estão apenas a um ponto de assegurar a presença na fase seguinte, que ficou quase inacessível para Itália, Porto Rico, Argentina e Camarões.

No grupo A, o campeão olímpico Brasil somou a terceira vitória no torneio frente ao Japão, medalha de bronze em Londres2012, derrotando a seleção nipónica por 3-0, pelos parciais de 25-18, 25-18 e 25-22, e ‘colou-se’ na liderança à Rússia.

A seleção russa, campeã europeia em título, também somou a sua terceira vitória no torneio, vencendo os Camarões, por um expressivo 3-0, mas com algum equilíbrio nos números verificados nos parciais, que ‘fecharam’ com 25-19, 25-22 e 25-23.

A Coreia do Sul venceu a Argentina, por 3-0, pelos parciais de 25-18, 25-20 e 25-23, e somou o seu segundo triunfo no torneio, em que perdeu apenas para a Rússia, por 3-1, na segunda jornada, depois de ter vencido o Japão (3-1).

No grupo B, Estados Unidos e China, respetivamente primeiro e segundo classificados, asseguraram já a presença nos quartos de final, enquanto as seleções da Sérvia e da Holanda estão a apenas um ponto de o conseguir.

Em situação muito difícil estão as seleções de Itália e da Costa Rica, que ainda não venceram qualquer ‘set’ nos três jogos já realizados, e estão em risco de regressar mais cedo a casa.

A invicta seleção dos EUA, campeã mundial em título e vice-campeã olímpica em Londres2012, somou a sua terceira vitória no torneio frente à Servia, por 3-1, pelos parciais de 25-17, 21-25, 25-18 e 25-19, e mostrou que é uma forte candidata às medalhas no Rio2016.

A vice-campeã europeia em título Holanda, que tinha averbado na ronda anterior uma derrota frente às norte-americanas na ‘negra’ (3-2), regressou aos triunfos ao bater a Itália, por 3-0, pelos parciais de 25-21, 25-20 e 25-20 e segue no 4.º lugar com os mesmos seis pontos da Sérvia (3.ª).

A vice-campeã mundial China, que ocupa a segunda posição da tabela classificativa do grupo B, apenas a um ponto dos Estados Unidos, venceu a seleção de Porto Rico, por 3-0, pelos parciais 25-20, 25-17 e 25-18, e ‘empurrou’ os seus adversários para a eliminação.

A quarta jornada do grupo B, a realizar sexta-feira, tem como jogo principal o que opõem a China à Servia, que poderá já contribuir de forma decisiva para o escalonamento em direção aos ‘quartos’. EUA-Itália e Holanda-Porto Rico são os outros jogos da ronda.

Os quatro primeiros classificados de cada um dos dois grupos jogam cruzado nos quartos de final, com o primeiro do A a defrontar o quarto do B, o segundo do A o terceiro do B, o terceiro do A o segundo do B e o quarto do A o primeiro do B.

Conteúdo publicado por Sportinforma