Os 'todo poderosos' Estados Unidos sofreram para vencer a Austrália por enganadores 98-88, num jogo do grupo A do torneio olímpico de basquetebol, apenas resolvido nos derradeiros segundos.

Com uma atitude aguerrida e defesa no limite, os australianos foram alternando a liderança do marcador que mantiveram equilibrado até aos 72-72, altura em que Carmelo Anthony, melhor marcador do encontro, com 31 pontos, assumiu a liderança da equipa.

A Austrália, que teve em Patty Mills o seu grande dínamo, com 30 pontos, foi, durante longos períodos, quem deu mais espetáculo, mas no fim faltou-lhe clarividência para ambicionar consumar a surpresa.

Depois de empate 29-29 no primeiro parcial, o intervalo chegou com os australianos na frente (54-49), mas os norte-americanos recuperaram oito pontos no terceiro período (70-67), mantendo a vantagem que no final se cifrou em 10 pontos, longe de espelhar as dificuldades sentidas.

No outro jogo, a França bateu a Sérvia por tangencial 76-75, num desafio decidido a 30 segundos do fim pelo NBA Tony Parker, com lançamento de dois pontos: os sérvios não marcaram qualquer ponto nos últimos 3.25 minutos.