Os irmãos João e Sérgio Vieira mostraram-se hoje satisfeitos por terem terminado os 20km marcha dos Jogos Olímpicos Rio2016, uma prova que ambos consideram dura. “Uma prova que foi bastante dura, consegui fazer o que previa, cheguei ao fim da prova, só posso estar satisfeito por isso. Agora é recuperar o físico e a mente para daqui a uma semana estar razoável para a próxima competição”, disse, à agência Lusa, João Vieira, que ainda vai correr os 50km marcha.

Assumindo que queria melhor do que o 31.º lugar, a 3.49 minutos do chinês Wang Zhang, porque “toda a gente quer melhor”, João Vieira sublinhou ter dado o seu melhor e sair “daqui com a cabeça erguida”.

“Não estava bastante calor, mas foi uma prova muito dura, bastante rápido no início e paguei nos últimos quatro quilómetros, que é o que tem acontecido a época toda. Tenho quebrado bastante nos últimos quilómetros, mas estou satisfeito por ter acabado a prova”, afirmou.

Sérgio Vieira terminou a prova na 53.ª posição, a 8.25 minutos, e, tal como o seu irmão gémeo, disse estar feliz por ter terminado uma prova dura. “Foi um bocadinho dura para mim, que trabalho, treino e não fiz a preparação adequada. Fico feliz por ter acabado. Em 53.º que é muito bom, porque andei a rodar sempre acima de 60 e acabar em 53.º é muito bom, é uma felicidade para mim. Queria dedicar isto à minha mulher e à minha filha”, disse, à Lusa, um visivelmente emocionado Sérgio Vieira.

O chinês Wang Zhen conquistou hoje o título olímpico nos 20 km de marcha no Rio2016, com um tempo de 1:19.14 horas, deixando o compatriota Cai Zelin na segunda posição, a 12 segundos, e o australiano Dane Bird-Smith na terceira, a 23.