O velejador João Rodrigues vai tentar garantir hoje um lugar na ‘Medal Race’ da classe RS:X dos Jogos Olímpicos Rio2016, na 10.ª regata, para a qual parte a dois pontos do 10.º lugar.

O porta-estandarte ascendeu quinta-feira do 15.º ao 11.º lugar da geral, depois de um 15.º lugar na sétima regata, um 12.º na oitava e um quarto, o melhor resultado luso no Rio de Janeiro, na nona e derradeira do dia.

A cumprir a sétima participação nos Jogos, João Rodrigues, de 44 anos, segue com 102 pontos, apenas mais dois do que o dinamarquês Sebastian Fleischer e o chinês Aichen Wang, que seguem ‘ex-equo’ no nono posto.

Além do madeirense, também competem na vela Gustavo Lima (Laser) e Sara Carmo (Laser Radial), que cumprem mais duas regatas, a sétima e a oitava, e ainda Jorge Lima e José Costa (49er), em estreia.

O dia português fica também marcado pela participação nos trampolins da ginasta Ana Rente, que tem como objetivo chegar à final e fazer melhor do que em Pequim2008 (16.º lugar) e em Londres2012 (11.º).

A jornada de hoje é também a primeira com provas de atletismo e Portugal conta com cinco atletas no arranque, três deles em finais diretas, Salomé Rocha nos 10.000 metros e os irmãos João Vieira e Sérgio Vieira nos 20km marcha.

Por seu lado, na sessão noturna, madrugada de sábado em Lisboa, Marta Pen participa nas meias-finais dos 1.500 metros e Lorene Bazolo nas eliminatórias dos 100 metros.

Filipe Lima, 17.º após a primeira volta, e Ricardo Melo Gouveia, 42.º, também estarão em prova, para cumprir a segunda volta do torneio de golfe, modalidade que está de regresso aos Jogos Olímpicos 112 anos depois.

No badminton, Telma Santos também volta a competir, na fase de grupos, defrontando a norte-americana Iris Wang, depois do desaire a abrir com a chinesa Li Xueriu, campeão olímpica em título e atual terceira do ‘ranking’ mundial.