Rio'2016

12-08-2016 20:30

Primeira série trai Ana Rente nos trampolins

A ginasta portuguesa tentou colmatar na segunda série a má pontuação inicial, mas já não foi suficiente para chegar à final.
Rio2016: Trampolim: Ana Rente
Foto: Lusa

A portuguesa Ana Rente falhou hoje a qualificação para a final de trampolins

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

Ana Rente brilhou, mas não convenceu hoje o júri a levá-la à final dos trampolins nos Jogos Olímpicos Rio2016, repetindo, na fase de qualificação, o 11.º lugar de há quatro anos.

Ana Rente, a terceira a competir, arrancou palmas da assistência no decorrer da sua primeira série (com dificuldade de 3.100, a maior entre as 16 ginastas), mas o encanto sentido pelo público não foi partilhado pelo júri, que lhe deu 45.220 pontos e a deixou logo então no terceiro lugar.

Visivelmente desiludida, a atleta do Lisboa Ginásio Clube aproveitou o tempo de espera para se dirigir às bancadas e trocar umas palavras com o namorado Gustavo Simões, o ginasta que foi um dos grandes azarados da delegação portuguesa - partiu o pé e foi obrigado a falhar a sua estreia olímpica no Rio2016.

Concluída a primeira metade da qualificação, que se subdividiu em dois grupos, a estudante de Medicina, de 28 anos, estava em último e, fechada a primeira série de saltos, a portuguesa era 15.ª.

Na segunda série de saltos, aquela que realmente faz a diferença, devido à sua dificuldade acrescida, Ana Rente esteve irrepreensível, passando a liderar a competição com 97.885 pontos, depois de somar 52.665, o sétimo melhor registo entre as 16 ginastas no final do último conjunto de 10 saltos.

À medida que as outras ginastas iam saltam, a ansiedade da representante nacional ia crescendo. Uma a uma, as adversárias foram afastando a portuguesa do sonho de, à terceira, ser a vez de estar numa final.

Somadas as pontuações das duas séries, Ana Rente falhou a tão ambicionada final, repetindo o 11.º lugar de Londres2012. Resta agora saber se estes foram os últimos Jogos Olímpicos da ginasta, que em Pequim2008 foi 16.ª classificada.

Conteúdo publicado por Sportinforma