A búlgara Silvia Danekova, inscrita na prova de atletismo dos 3.000 obstáculos, acusou eritropoietina (EPO) num controlo a que se submeteu à chegada ao Rio de Janeiro, palco dos Jogos Olímpicos Rio2016.

“Infelizmente, temos um caso positivo e estamos à espera do resultado da contra-análise”, reconheceu à imprensa búlgara o secretário-geral do Comité Olímpico da Bulgária, Belcho Goranov.

Danekova, de 33 anos, submeteu-se ao controlo a 26 de junho, dias depois da chegada da comitiva búlgara ao Rio de Janeiro.

A delegação da Bulgária já tinha sido privada de toda seleção de halterofilismo, por reiterados casos de doping entre os atletas daquela modalidade.

Danekova é o segundo caso de um controlo positivo nos Jogos Rio2016, depois da nadadora chinesa, Chen Xinyi, quarta nos 100 metros mariposa.

Segundo a agência oficial Xinhua, que cita a Federação de Natação da China, a análise do controlo a Chen Xinyi detetou uma substância diurética proibida pela Agência Mundial Antidopagem (AMA).

A nadadora, de 18 anos, apresentou um pedido ao Comité Olímpico Internacional para ter direito a um novo teste e a ser ouvida.