O Brasil vai disputar com a Suécia, que eliminou a tricampeã olímpica Estados Unidos, o acesso à final feminina do torneio de futebol do Rio2016, que terá na outra meia-final o confronto entre a Alemanha e o Canadá.

A seleção ‘canarinha’, que persegue em casa o título olímpico que falhou em Pequim2008 e Atenas2004 – em ambas as vezes para os Estados Unidos -, foi obrigada a horas extraordinárias para eliminar a Austrália nas grandes penalidades (7-6), no Mineirão, e garantir a presença nas meias-finais.

O afastamento dos Estados Unidos, medalha de ouro em quatro dos cinco torneios olímpicos femininos, três dos quais consecutivos (Londres2012, Pequim2008 e Atenas2004) e campeões mundiais em título, foi a nota em tons de 'escândalo' dos quartos de final.

A seleção norte-americana, que terminou o seu grupo de qualificação na primeira posição, foi surpreendida pela Suécia, que chegou aos ‘quartos’ como um dos dois melhores terceiros da primeira fase, no desempate pela marcação de grandes penalidades.

A Suécia, que soma como melhor resultado olímpico o quarto lugar em Atenas2004, além de ter sido vice-campeã mundial em 2013, na final perdida para a Alemanha, chegou à vantagem por Stina Blakstenius (1-0), aos 61 minutos, mas Alex Morgan empatou aos 77 (1-1) e levou o jogo para o prolongamento.

Sem qualquer golo no tempo extra, a decisão da passagem às meias-finais foi através da marcação de grandes penalidades e aí foi superior a seleção nórdica, que apenas falhou por Linda Sembrant, enquanto as norte-americanas não converteram por Alex Morgan e Christen Press.

Também a anfitriã seleção do Brasil só conseguiu assegurar a presença nas meias-finais no desempate através da marcação de grandes penalidades, em que falhou apenas uma, por Marta, e a Austrália duas, por Katrina Corry e Alanna Kennedy.

Chegada aos ‘quartos’, tal como a Suécia, como um dos dois melhores terceiros da fase de grupos, a seleção australiana só cedeu perante as brasileiras na marcação de grandes penalidades, após o resultado 0-0 no termo do prolongamento.

A campeã europeia Alemanha, por três vezes medalha de bronze olímpica, venceu a China, por 1-0, com um golo de Melanie Behringer, aos 76 minutos, e vai disputar o acesso à final do Rio2016 frente à invicta seleção do Canadá.

O Canadá, que somou por vitórias os três jogos na fase de grupos, venceu a França, por 1-0, com um golo de Sophie Schmidt, aos 56 minutos, numa partida que reeditou o jogo para a atribuição da medalha de bronze dos Jogos Olímpicos de Londres2012.

- Meias-finais (terça-feira):

Brasil – Suécia.

Alemanha – Canadá.