O pugilista internacional cabo-verdiano Davilson Morais vai fazer este sábado, às 23h00, a sua estreia nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, defrontando o britânico Joe Joyce, na categoria de +91kg.

Davilson Morais conseguiu o apuramento para estes Jogos Olímpicos por mérito próprio, feito conseguido no torneio pré-olímpico de boxe, a nível do continente africano, que decorreu no passado mês de março em Yaoundé, Camarões.

Cabo Verde estreou-se esta sexta-feira nos Jogos Olímpicos com a velocista Lidiane Lopes, que bateu o recorde pessoal na prova dos 100 metros nos Jogos Olímpicos do Rio, ao se classificar em quarto lugar da sua série com o tempo de 12:38 segundos, mas falhou a qualificação para a segunda fase.

Na segunda-feira, 15, (13h30), Jordin Andrade faz a sua estreia nos 400 metros barreiras e dois dias depois, quarta-feira, 17, às 11h00, Maria Andrade, no taekwondo (-49kg)m defronta a tailandesa Panipak Wongpattanakit.

Jordin Andrade, residente nos Estados Unidos da América, conseguiu a sua qualificação em 2015, ao fazer o tempo de 49.24 segundos na prova dos NCAA de Eugene (Hayward Field), que decorreu a 12 de junho, nos EUA.

Já Maria “Zezinha” Andrade, que foi a porta-bandeira na cerimónia de abertura, participa nos Jogos Olímpicos depois de conquistar, no passado mês de fevereiro, a medalha de prata no Open de Agadir (Marrocos).

A participação cabo-verdiana nesta primeira fase termina no dia 19 de agosto (12:20) com a atleta Elyane Boal, em ginástica rítmica.

A ginasta cabo-verdiana Elyane Boal foi agraciada com um "Wild Card" (convite) da Solidariedade Olímpica, para representar Cabo Verde nos Jogos Olímpicos de Rio'2016.

Cabo Verde conta com sete atletas nos Jogos do Rio: Maria Andrade, no taekwondo, Davilson Morais, no boxe, Jordi Andrade nos 400 metros barreiras, Elyane Boal na ginástica rítmica e Lidiane Lopes no atletismo.

Márcio Fernandes, em lançamento de dardo e Gracelino Barbosa nos 400 metros barreiras T-20 qualificaram-se por mérito próprio para os Jogos Paralímpicos.

Cabo Verde tem, assim, a maior comitiva de atletas de sempre para os Jogos Olímpicos, além de, pela primeira vez, ter a confirmação de três atletas qualificados por mérito próprio.

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro vão contar com a presença de 10.500 atletas de 205 países diferentes e será a primeira edição a ser realizada da América do Sul.