Rio2016

13-08-2016 11:20

Rússia única invicta a caminho dos 'quartos' do andebol feminino

A invicta seleção da Rússia derrotou a Argentina por 35-29.
Andebol feminino Rússia
Foto: MARIJAN MURAT / EPA

A equipa russa conseguiu a quarta vitória consecutiva.

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

A invicta seleção da Rússia somou frente à Argentina, por 35-29, a quarta vitória consecutiva no torneio de andebol feminino do Rio2016, que lhe permite avançar para os quartos de final na primeira posição do grupo B.

Acompanham a Rússia rumo aos ‘quartos’ França, Suécia e Holanda, dado que a situação no grupo B está já decidida e apenas falta acertar posições classificativas, e Noruega e Brasil, apuradas do A. Por decidir estão ainda duas vagas.

A vice-campeã olímpica Montenegro, com quatro derrotas no grupo A, ficou já afastada de poder discutir a passagem aos ‘quartos’, abstendo-se de uma luta que está ao rubro e que envolve Espanha, Angola e Roménia, seleções que somam todas quatro pontos.

No grupo A, à entrada para a derradeira e decisiva jornada, as contas rumo aos ‘quartos’ estão ainda em aberto para cinco seleções, exceção feita para o vice-campeão olímpico Montenegro, ainda sem qualquer ponto somado, que já está afastado.

A campeã olímpica, mundial e europeia Noruega reparte a liderança com o Brasil, ambas as seleções somando seis pontos, enquanto Espanha, Angola e Roménia ocupam os lugares que se lhes seguem, todas com quatro e na luta pelos ‘quartos’.

O anfitrião Brasil venceu a Angola, por 28-24, impondo à seleção africana, num duelo de língua portuguesa, a sua segunda derrota no torneio e consolidou a condição de líder de parceria com a Noruega.

A seleção norueguesa, que perdeu na estreia de forma surpreendente com o Brasil, por 31-28, somou frente ao Montenegro – na reedição da final de Londres2012 – o seu terceiro triunfo consecutivo, impondo-se por uns expressivos 28-19.

A Roménia, medalha de bronze no Mundial2015, voltou à luta pela presença nos ‘quartos’ ao vencer por 24-21 a Espanha, medalha de bronze em Londres2012, mas, para alcançar esse objetivo, está obrigada a pontuar na última jornada com a Noruega.

Para além do encontro entre a Noruega e a Roménia, a derradeira jornada do grupo A terá ainda a despedida do Montenegro frente ao Brasil e um escaldante e decisivo Espanha-Angola.

No grupo B, a Rússia venceu a Argentina, por 32-29, e segurou a liderança com dois pontos de vantagem sobre a França, três em relação à Suécia e quatro para a Holanda. Coreia do Sul, com um ponto, e Argentina, em branco, encontram-se fora dos ‘quartos’.

Depois de ter empatado na jornada anterior frente à Coreia do Sul (34-34), a Holanda voltou a repartir os pontos em disputa com a Suécia (29-29), com um golo salvador apontado no derradeiro segundo do jogo por Danick Snelder.

A seleção da Correia do Sul perdeu com a França por 21-17, num jogo que estava obrigada e vencer para manter as hipóteses de seguir para os ‘quartos’, pelo que a sua participação encerra domingo na quinta e última jornada frente à Argentina.

Nos outros encontros do grupo B, que irão servir para escalar as seleções na tabela classificativa rumo ao ‘cruzamento’ para os quartos de final, a Suécia defronta a França e a Holanda a Rússia.

Conteúdo publicado por Sportinforma