Rio2016

14-08-2016 11:30

Itália vence e deixa Brasil a fazer contas rumo aos 'quartos' do voleibol

A invicta seleção transalpina impôs ao Brasil a sua segunda derrota consecutiva por 3-1.
Itália vence e deixa Brasil a fazer contas rumo aos 'quartos' do voleibol
Foto: ORLANDO BARRIA / EPA

A Itália venceu o muito aguardado ‘duelo’ com o Brasil, por 3-1.

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

A Itália venceu o muito aguardado ‘duelo’ com o Brasil, por 3-1, e com o quarto triunfo consecutivo no torneio de voleibol do Rio2016 garantiu já a presença nos quartos de final como primeiro classificado do grupo.

A invicta seleção transalpina impôs ao Brasil a sua segunda derrota consecutiva por 3-1, pelos parciais de 23-25, 25-23, 25-22 e 25-15, e além de se mostrar como uma das mais sérias candidatas ao ouro atirou os anfitriões para o quarto lugar do grupo.

À entrada para a quinta e decisiva jornada do Grupo A, liderado de forma confortável pela Itália, França, Canadá, Brasil e Estados Unidos– todos com seis pontos – vão lutar pelas três vagas ainda disponíveis.

Os Estados Unidos, após uma ‘falsa partida’ com duas derrotas consecutivas, frente ao Canadá (3-0) e à Itália (3-1), somaram a segunda vitória seguida ao derrotarem a França, por 3-1, pelos parciais de 25-22, 25-22, 14-25 e 25-22.

Depois de na ronda anterior terem vencido com alguma surpresa o anfitrião Brasil, por 3-1, num dos melhores jogos do torneio, os Estados Unidos sacudiram o espetro da eliminação precoce e surgem na luta pelo acesso aos quartos de final.

À entrada para a derradeira jornada as contas no Grupo A estão assim ao rubro, dado que apresenta quatro seleções – França, Canadá, Brasil e Estados Unidos - a lutar até ao último ‘set’ pelas três últimas vagas para os ‘quartos’.

Atendendo aos jogos da última jornada, a tarefa dos Estado Unidos, campeão olímpico em Pequim2008, é a que parece mais facilitada, dado que vai defrontar a já eliminada seleção do México, que ainda não somou qualquer ponto.

O Canadá encerra a fase de grupos frente à invicta Itália, enquanto o duelo mais aguardado será o que vai opor a França ao Brasil, medalha de prata em Londres2012 e Pequim2008, vice-campeão mundial em título e finalista vencido na edição deste ano da Liga Mundial.

No Grupo B, o Irão agarrou a última vaga ainda disponível rumo aos ‘quartos’, impondo-se ao seu adversário direto Egito, por 3-0, pelos parciais de 28-26, 25-22 e 25-16.

O Irão juntou-se assim às seleções da Argentina, Polónia e Rússia rumo aos ‘quartos’, enquanto Egito e Cuba, independentemente do seu desempenho na derradeira jornada, já estão eliminadas.

Na luta pelos lugares cimeiros e tendo em vista o melhor posicionamento tendo em vista os ‘quartos’, a Rússia impôs na ‘negra’ a primeira derrota à Polónia, por 3-2, pelos parciais de 25-18, 16-25, 25-18, 22-25 e 15-13.

A Argentina venceu a já eliminada seleção de Cuba, por 3-0, pelos parciais de 25-16, 25-14 e 25-16, e assumiu provisoriamente a liderança, embora com os mesmos nove pontos da Polónia.

A última jornada do Grupo B, a disputar na segunda-feira e decisiva ainda para o escalonamento classificativo final das seleções, terá os jogos Rússia-Irão, Argentina-Egito e Polónia-Cuba.

Os primeiros classificados de cada um dos grupos cruzam com os quartos posicionados, enquanto os segundos e terceiros são submetidos a um sorteio, que vai ditar os seus adversários nos ‘quartos’.

Conteúdo publicado por Sportinforma