A vice-campeã olímpica Suécia perdeu no sábado com a Polónia, por 25-24, e viu confirmado o seu afastamento dos quartos de final do torneio de andebol do Rio2016, em que soma uma desastrada participação com quatro derrotas.

A Croácia impôs à França, bicampeã olímpica e mundial, a primeira derrota no Grupo A, por 29-28, numa partida em que foi decisiva a defesa do guarda-redes Ivan Pesic a um livre de sete metros de Michel Guigou a alguns segundos do fim.

A Dinamarca venceu o vice-campeão mundial Qatar, por 26-25, com um golo de Mikkel Hansen no derradeiro segundo, e reparte com França e Croácia as posições cimeiras do agrupamento. As três seleções entram para a última jornada com seis pontos.

A Argentina, que ainda não tinha somado qualquer ponto, venceu a Tunísia, por 23-21, e baralhou as contas do Grupo A, adiando praticamente todas as decisões para a derradeira jornada.

As decisões finais, no que toca ao ordenamento das três primeiras posições e às seleções excluídas, serão tomadas na segunda-feira, quando a França defrontar a Dinamarca, o Qatar a Argentina e a Croácia a Tunísia.

Separadas apenas por um ponto, as seleções do Qatar, quarta classificada, e da Argentina, quinta, defrontam-se com os olhos postos na última vaga ainda por atribuir no Grupo A rumo aos quartos de final.

No Grupo B, a campeã europeia Alemanha impôs à surpreendente seleção da Eslovénia a primeira derrota, por 28-25, pondo cobro a uma serie de três triunfos consecutivos frente a Egito (27-26), Brasil (31-28) e Suécia (29-24).

Alemanha e Eslovénia lideram a ‘poule’, com seis pontos, seguidos à curta distância de um ponto pela seleção do Brasil, que segurou hoje um empate frente ao Egito, a 27-27, com o guarda-redes Maik Santos a defender um livre de sete metros a Ahmed Elaham a 10 segundos do fim do jogo.

A Polónia, com o triunfo frente à Suécia, que ‘empurrou’ a seleção nórdica para fora dos ‘quartos’, segurou a quarta posição, com apenas um ponto de vantagem sobre o Egito, que ainda tem pretensões a marcar presença na fase seguinte.

Para marcar presença nos ‘quartos’, o Egito tem de vencer a Alemanha na derradeira jornada da fase de grupos, a disputar na segunda-feira, e esperar por um mau resultado da Polónia frente à Eslovénia. O outro encontro opõe o anfitrião Brasil à já eliminada Suécia.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.