Croácia-Polónia, Dinamarca-Eslovénia, Brasil-França e Alemanha-Qatar são os jogos dos quartos de final do torneio olímpico de andebol do Rio2016, concluída hoje a fase de grupos com um derradeiro ajustamento classificativo.

A França, bicampeã olímpica e campeã mundial em título, venceu a Dinamarca, por 33-30, mas cedeu a liderança do grupo A para a Croácia, que se impôs à Tunísia, por 41-26, depois de ter sido a única a bater os franceses.

A última vaga rumo aos quartos foi alcançada pelo vice-campeão mundial Qatar, que venceu a Argentina, por 22-18, atirando os sul-americanos para fora dos Jogos como quintos classificados do grupo A, com dois pontos, mais um do que a Tunísia (6.º).

A França venceu a Dinamarca numa partida equilibrada e em que, uma vez mais, tal como tinha acontecido na derrota com a Croácia, demonstrou alguma dificuldade em suster o ataque a sete e viu-se a perder por 18-22.

Para vencer os dinamarqueses, teve de recorrer a Nikola Karabatic, que estava a ser poupado para os ‘quartos’, que, juntamente com o seu irmão Luka, carregou a França na reviravolta para a vitória por 33-30.

A Croácia, medalha de bronze em Londres2012 e no Europeu deste ano, ‘esmagou’ a Tunísia, por 41-26, com 25-10 ao intervalo, e assumiu na derradeira jornada a liderança do grupo A, embora com os mesmos oito pontos da França (2.º). Nos ‘quartos’ vai defrontar a Polónia, quarto do grupo B, que hoje perdeu com a Eslovénia (25-20).

Apesar de ter perdido perante o seu público frente à dececionante Suécia, numa partida dirigida pelos árbitros portugueses Duarte Santos e Ricardo Fonseca, o Brasil manteve a terceira posição no grupo B, com cinco pontos, mais um do que a Polónia (4.º), e garantiu já a sua melhor posição de sempre.

A Dinamarca terminou em terceiro do grupo A, sem o brilho de outros tempos, e vai disputar os quartos de final frente à Eslovénia, segunda do grupo B, com os mesmos oito pontos da Alemanha, primeira.

A Alemanha venceu o Egito, por 31-25, e na última jornada do grupo B deu uma ajuda à qualificação da Polónia. Só com uma derrota, frente ao Brasil, a seleção germânica avança para os ‘quartos’ na primeira posição e terá como opositor o Qatar.

O Egito, que estava obrigado a vencer a Alemanha para poder alcançar os ‘quartos, terminou em quinto, com três pontos, e a irreconhecível vice-campeã olímpica Suécia ‘fechou’ em sexto, com dois, somados na última ronda frente ao Brasil.