Basquetebol

16-08-2016 23:57

Moncho López: "Objetivo é defender o título nacional"

O treinador da equipa de basquetebol do FC Porto, Moncho López, assumiu hoje que o principal objetivo dos ‘dragões’ para nova época é "defender o título nacional".
Moncho Lopez
Foto: LUIS FORRA / LUSA

Moncho Lopez

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

"Como campeões temos de assumir o desejo e vontade de defender o título. Desde o primeiro dia desta época que assumimos que queremos vencer a Liga portuguesa de basquetebol, assim como as taças onde vamos participar", disse o técnico espanhol.

Moncho López considerou que, em relação à época transata, a sua equipa está mais forte, mas também admitiu que o Benfica, o principal rival, também se reforçou bem.

"Neste momento podemos dizer que somos favoritos, mas o nosso adversário Benfica também o é. As duas equipas estão melhores do que na época passada, mas também há outras equipas no campeonato que estão melhores. Creio que será um campeonato com mais qualidade", analisou o treinador dos ‘dragões’.

Apesar da saída de alguns elementos, com destaque para o norte-americano Troy Devries, os portistas garantiram a contratação de alguns elementos experientes, como o português Miguel Miranda (ex-Ovarense), norte-americano e internacional por Cabo Verde Jeff Miranda (ex-CB Breogán, de Espanha) e o sérvio Sasa Borovnjak (ex-Lusitânia).

"A equipa é melhor que a que iniciou a época passada, mas temos de demonstrar isso com muito trabalho, evoluindo e crescendo. Estou muito satisfeito com as contratações, os jogadores que vieram colmataram as saídas e já deram provas de muita qualidade Creio que temos uma equipa mais experientes", adiantou o treinador.

A mesma ideia foi partilhada Nick Washburn, poste norte-americano, que transita da época passada, e que vê no grupo de trabalho deste ano "muita qualidade".

"Acho que vamos ser uma equipa muito forte este ano, tivemos excelentes contratações assim como mantivemos alguns jogadores chave da época anterior. Temos jogadores com um novo estilo, e nestes dias de treino já fiquei muito entusiasmado a ver como eles têm evoluído", vincou o jogador.

Nick Washburn considerou que a tarefa da equipa em defender o título nacional será "muito difícil", embora garantindo que o grupo "não vai virar a cara à luta".

"Depois de termos obtido o título, o segundo ano é sempre mais difícil, porque toda gente nos olha como equipa que ganhou o campeonato, e todas as equipas em Portugal e na Europa, sabem que nós fomos os melhores do país", analisou.

Nas próximas semanas, a equipa de basquetebol do FC Porto vai efetuar oito jogos de preparação, sobretudo com adversários espanhóis, de forma a ganhar ritmo competitivo para a sua participação na Liga dos Campeões Europeus.

Os ‘azuis e brancos’ vão defrontar os lituanos da Juventus - primeiro jogo em casa a 27 de setembro e segunda mão na Lituânia, dois dias depois - numa ronda europeia que o treinador Moncho López antevê muitas dificuldades.

"Vamos participar num nova competição de máxima dificuldade, estamos com vontade de apreender e ver o que podemos fazer. Na teoria, e pelo que tenho falado com os treinadores estrangeiros que conheço, parece uma tarefa impossível estar na ronda final, mas gostamos deste tipo de desafios", vincou o técnico.

Plantel da equipa de basquetebol do FC Porto para 2016/17:

- Poste: Miguel Queiróz, Nick Washbrun, Miguel Miranda (ex-Ovarense), Sasa Borovnjak (ex-Lusiâtnia).

- Base: Brad Tisley, Pedro Oliveira, André Bessa, Pedro Bastos e Jeff Xavier (ex-CB Breogán, Esp).

- Extremo: João Grosso (ex-Barcelos) e João Gallina.

- Base/extremo: José Silva e Feran Ventura.

- Poste/extremo: Diogo Araújo.

Conteúdo publicado por Sportinforma