“Menos de um punhado de decisões estiveram abaixo do nível desejado”, refere a AIBA, comentando os 239 combates até agora travados, vários dos quais com decisões polémicas muito contestadas.

Por isso, a AIBA revela que “foi decidido que os árbitros e juízes em causa não vão atuar mais durante os Jogos Olímpicos Rio2016”, que terminam domingo, com combates que incluem a final dos superpesados +91kg masculinos.

“Conforme as regras da AIBA, os resultados de todos os combates estão validados”, acrescenta a AIBA.

Na terça-feira, o irlandês Michael Conlan, derrotado nos quartos de final pelo russo Vladimir Nikitin, contestou violentamente a decisão dos juízes.

“Os árbitros são corruptos, é tão simples quanto isso. Vladimir Putin, quanto é que tiveste de pagar ‘mano’?”, atacou, no fim do combate e nas redes sociais.

Segunda-feira, o russo Evgeny Tishcenko foi vaiado pelo público depois de lhe ter sido dada a vitória, por decisão unânime dos juízes, frente ao cazaque Vassilliy Levit.

“Quanto à corrupção, queremos reafirmar que, a menos que apresentam evidências tangíveis, e não rumores, vamos continuar a usar todos os meios, incluindo jurídico e disciplinar, para proteger o nosso desporto e a nossa comunidade de juízes e árbitros cuja integridade é constantemente desafiada. A nossa organização não vai ser intimidada por comentários subjetivos das partes descontentes”, conclui a AIBA.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.