Rio 2016

19-08-2016 19:21

Isinbayeva anuncia retirada após exclusão

A atleta Yelena Isinbayeva, bicampeã olímpica e recordista mundial do salto com vara, ausente dos Jogos Olímpicos Rio2016, devido à exclusão do atletismo russo, envolvido num escândalo de ‘doping’, anunciou hoje a sua retirada em definitivo das pistas.
Yelena Isinbayeva
Foto: NATALIA KOLESNIKOVA / AFP

Yelena Isinbayeva

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

Isinbayeva, de 34 anos, impedida de lutar pela revalidação do título na sequência da exclusão da Rússia pela Associação das Federações Internacionais de Atletismo (IAAF), após o escândalo de ‘doping’ patrocinado pelas autoridades de Moscovo, anunciou a sua retirada numa conferência de imprensa no Rio de Janeiro.

A saltadora, que, de acordo com os órgãos de comunicação social russos, está a planear candidatar-se à presidência da Federação Russa de Atletismo (FRA), foi na quinta-feira eleita para a comissão de atletas do Comité Olímpico Internacional (COI), apesar de excluída dos Jogos Rio2016.

Isinbayeva foi eleita pelos seus pares (um universo de 5.185 atletas) para um mandato de oito anos, juntamente com a alemã Britta Heidemann (esgrima), o sul-coreano Ryu Sueg-min (ténis de mesa) e o húngaro Daniel Gyurta (natação).

O presidente do COI, Thomas Bach, manifestou a expetativa de trabalhar com Isinbayeva, que, apesar de excluída do Rio2016, nunca foi especificamente implicada em qualquer caso de ‘doping’, e com os três outros novos membros.

Conteúdo publicado por Sportinforma