Rio'2016

19-08-2016 08:39

Rússia e França em inédita final do andebol feminino

A final entre a Rússia e a França disputa-se sábado às 19h30, horas de Lisboa.
Jogadoras russas celebram passagem à final do andebol olímpico
Foto: EPA/DEAN LEWINS

Jogadoras russas celebram passagem à final do andebol olímpico.

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

A Rússia, que bateu a bicampeã Noruega, e a França vão discutir a medalha de ouro no torneio de andebol feminino dos Jogos Olímpicos Rio2016, após umas meias-finais renhidas e vencidas por apenas um golo.

Num jogo de constantes alterações no comando do marcador, e que foi a prolongamento após o 31-31 no tempo regulamentar, a Rússia bateu a Noruega por 38-37 e travou as nórdicas na sua caminhada para um 'tri' olímpico, que lhes permitira igualar a Dinamarca.

No fim do tempo regulamentar, as campeãs olímpicas e mundiais empataram nos 18 segundos disponíveis após o livre de sete metros que tinha colocado as russas a vencer por 31-30, mas no prolongamento não aconteceu o mesmo. Com 10 segundos para responder à vantagem conseguida pela Rússia, a experiente ponta esquerda Camilla Herrem fez um 'chapéu' que saiu rente ao poste.

A Rússia 'vingou' assim a final perdida em Pequim2008 e vai enfrentar a França, que se impôs à Holanda por 24-23. A seleção francesa esteve quase sempre na frente, chegou a liderar por quatro, mas a três segundos do fim viu o poste negar o empate a Lois Abbingh.

As gaulesas apenas por uma vez disputaram as meias-finais olímpicas, tendo sido quartas em Atenas2004, enquanto as holandesas nunca chegaram a esta fase da competição.

A final entre a Rússia e a França disputa-se sábado às 19:30, horas de Lisboa, quatro horas após a disputa do bronze entre a Noruega e a Holanda.

A Rússia integrava a União Soviética que conquistou os dois primeiros títulos olímpicos, em 1976 e 1980.

Conteúdo publicado por Sportinforma