O presidente da China, Xi Jinping, e outros líderes do partido comunista receberam na quinta-feira os atletas que representaram o país nos Jogos Olímpicos Rio2016, nos quais o país asiático somou 70 medalhas (26 de ouro).

“Atletas e treinadores chineses mostraram o seu espírito olímpico com as suas brilhantes prestações nos Jogos Rio2016. Trouxeram a glória ao país e aumentaram a confiança da nação”, disse Xi Jinping no discurso no Grande Palácio do Povo, em Pequim.

O presidente chinês destacou, sobretudo, a vitória no torneio feminino de voleibol e o trajeto da seleção nesta prova: eliminou as anfitriãs brasileiras nos quartos de final, a Holanda nas meias-finais e venceu a Sérvia no encontro que valia o ouro. “Todo o país ficou feliz com esse ouro, o primeiro do voleibol chinês em 12 anos”, destacou Xi Jinping, que fez questão de cumprimentar pessoalmente a treinadora da seleção, Land Ping.

O líder chinês aproveitou para lembrar que Pequim, que acolheu os Jogos Olímpicos de Verão de 2008, será palco dos Jogos de Interno de 2022, pedindo a todos um esforço para que essas olimpíadas “sejam fantásticas, extraordinárias e excelentes”.

Depois de ter sido o primeiro país no quadro de medalhas de Pequim2008, a China foi a terceira nação mais medalhada no Rio de Janeiro, com um total de 70 medalhas (26 de ouro, 18 de prata e 26 de bronze).

Os Estados Unidos encabeçaram destacados este ‘ranking’, com 121 medalhas (46 de ouro, 37 de prata e 28 de bronze), seguidos da Grã-Bretanha, com 67 (27 de ouro, 23 de prata e 17 de bronze).

Portugal ficou no 78.º lugar, graças à medalha de bronze conquistada pela judoca Telma Monteiro, na categoria -57kg.