A francesa Jeannie Longo, campeã olímpica em 1996 e ciclista mais veterana do pelotão, com 53 anos, foi hoje pré-selecionada pela Federação francesa para os Jogos Olímpicos Londres2012.

Medalha de ouro em Atlanta, Jeannie Longo participou em todas as edições dos Jogos desde que o ciclismo foi inscrito no programa olímpico, em 1984, tendo ficado a menos de dez segundos do bronze no contrarrelógio das olimpíadas de Pequim.

Nascida a 31 de outubro de 1958, a ciclista que tem 25 títulos de campeã francesa e 13 camisolas de campeã mundial faz parte de um grupo de oito pré-selecionadas, de onde sairão as três corredoras que estarão em Londres, entre 27 de julho e 12 de agosto.

De acordo com a diretora técnica francesa, Isabelle Gautheron a escolha final será conhecida a 05 de julho e terá em conta diversos critérios, como «os resultados, a experiência internacional, a adesão ao programa de preparação, a curva de forma e a capacidade de garantir uma medalha».

A «capacidade de se integrar na equipa de França» tornou Longo selecionável pela Federação Francesa de Ciclismo (FFC), que em novembro ilibou a ciclista no processo disciplinar instaurado por não ter fornecido os dados de localização às autoridades antidopagem.

FFC considerou que a atleta, cujo marido está a ser investigado pelo consumo e compra de substâncias dopantes, já não estava no “grupo-alvo” de atletas obrigados a fornecer a sua localização, no momento da terceira falta que lhe é imputada pela Agência Francesa de Luta contra o Doping (AFLD) no espaço de 18 meses.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.