Portugal tem garantido um lugar no torneio olímpico masculino de trampolins, a dúvida passa pelo nome do representante luso, Nuno Merino ou Diogo Ganchinho, sendo que ambos “discutem”, dentro de dias no campeonato da Europa, quem vai estar em Londres.

Amigos de longa data, Merino e Ganchinho, que saltam juntos na variante de pares, preferem afastar a pressão, e realçar a importância do lugar já conquistado para os Jogos Olímpicos Londres2012, competição na qual ambos já participaram.

«Honestamente a qualificação olímpica não me passa pela cabeça. Existe um lugar, sim, mas qualquer um de nós que vá, irá representar Portugal ao mais alto nível, disso não tenho a mínima dúvida, seja eu ou Diogo», afirma Nuno Merino, sexto classificado no torneio olímpico em Atenas2004.

Aos 31 anos, Merino admite que este poderá ser o seu «último Europeu» e assegura que caso não garante presença em Londres irá apoiar Diogo Ganchinho «a 200 por cento».

Diogo Ganchinho também destaca a importância do lugar conquistado para Portugal que, considera, «mostra qualidade de sobra», mas admite que a situação «é um bocadinho ingrata».

«Além de sermos amigos, respeitamo-nos muito como ginastas e conhecemos bem o trabalho um do outro, é óbvio que ambos queremos participar», diz, acrescentando: «Sou par sincronizado e é um bocadinho chato estar nessa situação, mas acontece connosco, como acontece com outros países».

Tal como Merino, Ganchinho, que em Pequim foi 11.º na qualificação para final, não tem dúvidas na escolha do representante português em Londres, caso não consiga ele próprio marcar presença.

«Se eu pudesse que escolher um representante para Portugal, não podendo eu ir, ia escolher certamente o Nuno e acho que ele faria o mesmo em relação a mim», afirma o ginasta, de 24 anos.

Luís Nunes, treinador nacional de trampolins, também coloca a discussão do nome do representante português em Londres em segundo plano, considerando que o «principal deverá ser o Europeu em si».

«A qualificação olímpica tem que ser encarada aqui como um extra da competição. Esta questão dos Jogos Olímpicos é uma coisa que advém, depois, da prestação no campeonato da Europa», diz, acrescentando: «Acho que a principal preocupação devera ser a prestação no campeonato europeu e depois isso [a qualificação olímpica] é um à parte».

Nos Europeus, que decorrem entre 12 e 14 de abril na cidade russa de São Petersburgo, o apuramento olímpico português será definido nas preliminares, fase durante a qual os atletas serão avaliados nas variantes de execução e dificuldade.

Portugal garantiu em janeiro, precisamente em Londres, quatro lugares nos Jogos Olímpicos de 2012, três dos quais já têm “donos”: Zoei Lima, Manuel Campos e Ana Rente.

A dúvida sobre o representante nos trampolins masculinos – Nuno Merino ou Diogo Ganchinho – ficará desfeita dentro de dias.