O lema dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012 será "Inspirar uma geração", revelou hoje a organização hoje, 100 dias antes do início, a 27 de julho.

De acordo com o comité organizador dos Jogos, este lema, que a partir de agora irá aparecer sempre associado ao evento, «reflete a promessa feita quando Londres concorreu aos Jogos».

«Resume tudo o que temos vindo a dizer desde que começámos esta extraordinária viagem», vincou o presidente do comité, Sebastian Coe, lembrando o momento em que foi atribuída a organização a Londres, em 2005, em Singapura.

O antigo atleta considera também que a frase representa o espírito dos organizadores, mas também um incentivo para os desportistas que vão competir.

O anúncio foi feito numa cerimónia especial realizada nos jardins botânicos Kew Gardens, onde foi revelado um canteiro com a forma e cores dos anéis olímpicos.

Com 50 metros de comprimento, são compostos por 20 mil plantas e serão visíveis a partir dos aviões que levantam ou aterram no aeroporto de Heathrow, que acolherá a maior parte das delegações nacionais e visitantes estrangeiros.

Ao longo do dia serão também realizados eventos em diferentes cidades, como em Weymouth, no sul de Inglaterra, que acolherá as provas de vela e onde hoje foi construído um castelo de areia gigante com os anéis olímpicos.

«A 100 dias do início dos Jogos, milhões de pessoas estão a preparar-se para fazer o melhor trabalho da vida delas e receber o mundo neste verão», afirmou Sebastian Coe, manifestando-se consciente da responsabilidade da organização.

«As expetativas são altas e não desiludiremos», frisou.

O presidente do Comité Olímpico Internacional, Jacques Rogge, mostrou-se «confiante de que o Reino Unido e Londres proporcionarão um grande evento desportivo e um acolhimento caloroso».

Os Jogos Olímpicos decorrem entre 27 de julho e 12 de agosto e os Jogos Paralímpicos entre 29 de agosto e 9 de setembro em Londres.