O Instituto de Meteorologia (IM) vai ‘espiar’ as condições de ventos e marés do campo de regatas olímpico de Weymouth, disse à Lusa o presidente da Federação Portuguesa de Vela (FPV).

A opção pelos serviços do IM vai permitir à FPV poupar verbas de serviços que habitualmente são prestados por empresas privadas e vai manter-se até ao início das regatas e durante todo o torneio olímpico de vela, com a equipa a receber previsões e atualizações das condições meteorológicas em Weymouth.

«Nós temos uma parceria com o Instituto de Meteorologia, que nos vai fornecer dados [meteorológicos] a cada momento até à realização dos Jogos e durante a prova», explicou José Manuel Leandro.

As primeiras observações “in loco” da equipa nacional começaram em 2010 e prosseguiram no “test event” do ano passado, mas a equipa vai ainda fazer um último ensaio durante o mês de junho em Weimouth.

Os velejadores nacionais serão, aliás, os primeiros atletas portugueses que estarão nos Jogos Olímpicos a chegarem a Inglaterra.

O contentor que irá levar muito do equipamento para a Inglaterra já está junto às instalações da FPV em Belém e deverá ser carregado até ao início de junho, uma vez que a “janela” para a entrada de materiais das seleções fecha a 01 de julho.

O contentor deverá ser carregado com cerca de cinco toneladas de equipamento, segundo o coordenador da equipa olímpica de vela, Rui Reis.

O contentor vai transportar os três barcos de treinadores, materiais de manutenção, ferramentas, meios informáticos e uma bancada que ficarão instalados na “base” de Portugal em Weymouth.

Neste momento, Portugal está qualificado para sete Classes do torneio olímpico de vela, mas poderá chegar à oitava caso consiga o apuramento em Laser Standard durante o Mundial de Boltenhagen, no início de maio.