Portugal terminou esta quarta-feira a fase de qualificação para a prova de BTT Cross Country dos Jogos Olímpicos de Londres2012 na 25.ª posição e falhou por um lugar o apuramento inédito para a maior competição desportiva mundial.

No “ranking” de apuramento, Portugal, que ainda tinha hipóteses de qualificar um corredor para Londres2012, somou 1.588 pontos que não foram suficientes para chegar ao 24.º e último posto de acesso aos Jogos, ocupado pelo Chipre, com 1.687 pontos.

«Encerrámos um ciclo, embora não com os resultados pretendidos. Agora há que arregaçar as mangas, aproveitar a experiência alcançada nesta Olimpíada e preparar o futuro, chamando à seleção nacional as novas gerações de corredores que começam a despontar», afirmou o selecionador nacional, Pedro Vigário, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

Em caso de qualificação, o representante português nos JO Londres2012 seria designado pelo selecionador, que teria que escolher entre David Rosa, atual campeão nacional, Tiago Ferreira e Ruben Almeida, os três portugueses mais posicionados na classificação individual e que somam os pontos para o “ranking” de nações.

Suíça, França, República Checa, Espanha e Alemanha foram os cincos melhores classificados do “ranking”, respetivamente, e apuraram cada um três corredores para Londres2012.

Os Jogos Olímpicos de Londres2012, nos quais já garantiram presença 69 atletas portugueses, decorrem entre 27 de julho e 12 de agosto.