O Estádio Olímpico será transformado numa paisagem campestre britânica para a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos Londres2012, incluindo prados, rios, vacas, cabras e galinhas, foi hoje anunciado.

O cenário faz parte de uma ideia do realizador Danny Boyle, realizador do filme oscarizado Quem Quer Ser Milionário e responsável pela cerimónia: «Capturar uma imagem de nós como nação, de onde viemos e para onde queremos ir».

Boyle tem à disposição cerca de 10.000 voluntários, tendo já feito dezenas de ensaios, quando ainda faltam 45 dias para o início dos Jogos, a 27 de julho.

Para o cenário campestre, de acordo com a organização, serão recrutados 12 cavalos, três vacas, duas cabras, 10 galinhas, 10 patos, nove gansos, 70 ovelhas e três cães pastor.

Para a cerimónia, serão instaladas milhares de luzes e um sistema com mais de 500 colunas de som. Boyle já tinha revelado antes que seria intitulada "Ilhas das Maravilhas" e que foi inspirada por um texto de William Shakespeare.

O início da cerimónia no Estádio Olímpico será marcado também pelo toque de um sino de 27 toneladas, o maior da Europa, feito de propósito para a ocasião.