João Rodrigues, que já foi campeão do Mundo e tetracampeão da Europa, parte no sábado para Weymouth, em Dorset, na costa sul da Inglaterra, onde vai preparar a prova olímpica de RS:X.

«O objetivo sempre foi entrar nos oito primeiros e é um objetivo que ainda se mantém realista», afirmou o madeirense, em declarações à agência Lusa.

Consciente das dificuldades e do seu potencial, João Rodrigues reconhece que «vai ser muito difícil lutar por uma medalha», porque, estatisticamente e tendo em conta os resultados dos últimos anos, o velejador tem tido «muita dificuldade em entrar nos três primeiros».

«Mas a vela, muitas vezes, reserva surpresas e se a oportunidade surgir obviamente que não vou deixá-la fugir. O mais importante é preparar-me nestes 45 dias que faltam até aos Jogos e estar lá no meu melhor», assegurou.

João Rodrigues lembrou que se prepara há quatro anos para o seu sexto desafio olímpico, tendo inclusivamente alugado uma casa em Weymouth, além de se ter tornado sócio de um clube local.

Quando questionado sobre se esta será a sua última participação, João Rodrigues recorda que, em 1992, nos Jogos Olímpicos de Barcelona, disse que não participaria mais e, por isso, admitiu ser melhor «não entrar por aí».

«Eventualmente poderá ser, até porque sempre estipulei que continuaria na alta competição enquanto, conseguisse manter-me nos oito primeiros a nível mundial e, nestes últimos anos, tenho andado no limite desse objetivo e daqui a quatro anos isso será muito mais difícil de conseguir», afirmou.

O velejador insular adiantou que «talvez faça sentido apostar numa modalidade que não seja tão exigente do ponto de vista físico», mas «dentro da vela», porque «é um trabalho fascinante».

João Rodrigues, atleta do Centro Treino Mar em prancha à vela (associação sedeada na Região Autónoma da Madeira), iniciou-se na modalidade em 1980 aos nove anos de idade e, em 1987, participa na sua primeira prova internacional, tendo conquistado 50 medalhas em competições internacionais - 22 de ouro, 16 de prata e 12 de bronze.

O velejador esteve presente em cinco Jogos Olímpicos - Barcelona92 (23.º), Atlanta96 (7.º), Sidney2000 (18.º), Atenas2004 (6.º) e Pequim2008 (11.º) – e vai tornar-se no português com mais presenças na competição.

João Rodrigues conseguiu dos diplomas olímpicos, graças ao sétimo lugar em Atlanta e o sexto em Atenas.