As atletas da Arábia Saudita que receberam autorização para participar nos Jogos Olímpicos Londres2012 devem respeitar determinadas regras impostas pelo reino, disse hoje o ministro da juventude e do desporto do país, Nawaf bin Faisal.

As desportistas sauditas só poderão participar nos Jogos se «vestirem roupas adequadas que cumpram com a sharia [lei] islâmica» e devem ser sempre acompanhadas por um "guardião" do sexo masculino, não podendo misturar-se com outros homens durante o evento, disse o ministro ao jornal Al-Jazirah.

A Arábia Saudita anunciou o mês passado que as mulheres do país tinham permissão para competir, pela primeira vez, nos Jogos Olímpicos.

O Qatar e o Brunei eram, a par da Arábia Saudita, os únicos países árabes que nunca tinham enviado atletas femininas aos Jogos Olímpicos, mas ambos já anunciaram que vão levar mulheres a Londres.

A questão das mulheres no desporto é um assunto sensível na Arábia Saudita, onde estas não são autorizadas a conduzir carros e onde as autoridades chegaram a fechar ginásios femininos em 2009 e 2010.

Nawaf disse que durante os Jogos Pequim2008 «o país não tinha atletas femininas, mas agora existem muitas mulheres sauditas que manifestaram junto ao Comité Olímpico Internacional o seu desejo em participar».

A ONG Human Rights Watch alertou o mês passado que, apesar da decisão dos sauditas sobre os jogos de Londres, milhões de mulheres estão ainda banidas de praticar desporto no país.