As autoridades sanitárias britânicas apostam na redução do tempo de diagnóstico e vigilância dos sintomas declarados por pacientes para diminuir o risco de epidemias durante os Jogos Olímpicos Londres2012, anunciaram hoje.

A Agência para a Proteção de Saúde (HPA na sigla inglesa) revelou ter desenvolvido um teste que reduz de vários dias para menos de 24 horas a deteção de vírus, bactérias e parasitas responsáveis por doenças gastrointestinais.

Estas enfermidades já registam normalmente um acréscimo de casos durante o verão, mas um grande evento de massas cria condições para uma ampliação do contágio.

«Tivemos no ano passado e teremos este ano, mas é provável que desta vez seja relacionado com os Olímpicos», admitiu o responsável da HPA em Londres, Brian McCloskey.

A entidade melhorou também o sistema de monitorizar sintomas para detetar doenças antes de estas serem confirmadas, através dos dados recolhidos em hospitais, centros de saúde ou nas linhas telefónicas do serviço nacional de saúde.

Finalmente, os médicos e hospitais estarão mais atentos a doenças infeciosas graves ou exóticas que tenham chegado do estrangeiro, tendo também aumentado a capacidade de trabalho dos laboratórios.

«Estamos preparados para tudo, mas de forma proporcionada», garantiu Justin McCracken, presidente executivo da HPA, que espera apenas um acréscimo de entre três e cinco por cento do movimento nos serviços de saúde durante os Olímpicos.

Por exemplo, o responsável desvalorizou um risco acrescido de uma epidemia de gripe ou de um ato de terrorismo biológico, vincando que os mecanismos nacionais já estão preparados para lidar com estas situações.

McCracken enfatizou que a melhor forma de evitar problemas é seguir precauções básicas como uma boa higiene, praticar sexo seguro e evitar os abusos de álcool.

Milhões de pessoas são esperadas em Londres para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, incluindo espetadores, quase 20 mil atletas e membros de delegações e mais de 20 mil jornalistas.

Os Jogos Olímpicos decorrem entre 27 de julho e 12 de agosto e os Jogos Paralímpicos entre 29 de agosto e 9 de setembro.