O Comité Olímpico de Portugal (COP) aprovou hoje a integração dos nadadores Simão Morgado (100 m mariposa), Tiago Venâncio (200 m livres) e Ana Rodrigues (100 m bruços) na Missão aos Jogos Olímpicos Londres2012.
«A Comissão Delegada recebeu hoje o Presidente da Federação Portuguesa de Natação, Paulo Frischknecht, que comunicou o facto de Simão Morgado, Tiago Venâncio e Ana Rodrigues não terem sido objeto de Wild Card [convite] da FINA [Federação Internacional de Natação], mas sim qualificados de acordo com os 'rankings' de qualificação olímpica. Nestas circunstâncias, a Comissão Delegada aprovou a sua integração na Missão Londres 2012», informou o COP em comunicado.
Estes três nadadores obtiveram mínimos B estabelecidos pela FINA, mas ficaram aquém das marcas de referência nacionais nas respetivas provas, ligeiramente mais exigentes do que as definidas pela FINA. No entanto, a Comissão Delegada do COP optou por integrá-los.
Simão Morgado, Tiago Venâncio e Ana Rodrigues juntam-se assim a Diogo Carvalho (200 e 400 m estilos), Carlos Almeida (100 m bruços), Pedro Oliveira (200 m costas) e Sara Oliveira (100 m mariposa).
Ana Rodrigues, de 18 anos, será a mais jovem atleta lusa em Londres, e é a primeira portuguesa que participou nos Jogos Olímpicos da Juventude em Singapura, em 2010, a assegurar a qualificação para o evento da capital britânica.
Para Simão Morgado, esta será a sua quarta participação, depois das presenças em Sydney2000, Atenas2004 e Pequim2008, enquanto Tiago Venâncio estará presente pela terceira vez, depois de ter integrado as duas últimas delegações.
Com a inclusão dos três nadadores, a Missão Olímpica portuguesa passa a ter 75 atletas, menos dois do que os que competiram em Pequim2008.