Com uma capacidade de 80 mil espetadores, o estádio olímpico de Londres é o primeiro desta categoria na capital britânica e o mais iluminado do mundo; as luzes são apoiadas em torres triangulares e os seus holofotes acima do estádio foram ligados oficialmente pela primeira vez em dezembro de 2010.

No topo do telhado existem 14 torres de iluminação, alcançando 70 metros acima do recinto de competições e suportam 532 luzes individuais.

Tem várias características, como por exemplo o telhado, e a zona lateral, onde serão pintadas imagens gigantescas de atletas e das bandeiras dos países participantes. A ideia da design do Estádio foi criar uma estrutura que se assemelha aos músculos do corpo humano.

Está localizado num meandro do Rio Tamisa, junto com as outras instalações do Parque Olímpico, cujo acesso é feito por várias pontes. Em volta foram feitas várias decorações que serão retiradas após os Jogos.

Pelo menos 5,3 biliões de libras esterlinas foram disponibilizadas para a construção do Estádio e das infra-estruturas necessárias para os Jogos.

Todos os bares, lojas de alimentos, centros de informação e pontos de venda foram agrupados fora do estádio, ou seja em "vilas", estruturas temporárias que podem ser removidas quando necessário, tornando os serviços dentro do estádio e, portanto, as exigências para seu projeto, muito mais simples.

Há lavabos fixos dentro do estádio e outros nas vilas. O logotipo dos Jogos pode ser visto em todo o estádio, pois o design em preto e branco dos assentos do estádio é baseado nos fragmentos irregulares do logotipo desta edição dos Jogos e também vista no reverso das medalhas. Para a sua construção foram retiradas 800 mil toneladas de terra.

O Estádio Olímpico de Londres foi inaugurado a 5 de maio de 2012 e será o principal palco dos Jogos Olímpicos de verão de 2012. Teve sua construção iniciada em maio de 2008 e terá partes provisórias, o que permitirá a redução da capacidade total de 80 mil pessoas durante os Jogos, para apenas 25 mil após a realização dos Jogos Paraolímpicos.