A Federação Portuguesa de Triatlo está há quatro meses sem receber as verbas contratualizadas com o Estado, o que está a condicionar a preparação para os Jogos Olímpicos Londres2012, disse hoje o presidente do organismo.
«Tenho testemunho de alguns colegas presidentes de federações com a situação completamente regularizada, mas há outras que não e o triatlo é uma delas. O que não compreendo muito bem são os critérios que estão a ser utilizados ou as dificuldades para corresponder ao financiamento efetivo das federações num plano de equidade», queixa-se José Luis Ferreira.
Em declarações à Lusa, o presidente da federação reforça a preocupação: «Não entendo. Não foram dadas até agora explicações para isso estar a acontecer. Houve uma justificação para atrasos pelo resultado da junção do IPDJ, que era algo que iria ser resolvido brevemente, mas esse brevemente já lá vai há quatro meses».
Apesar do triatlo ter uma «dependência do estado inferior a 50 por cento», no final de julho estão em causa 224 mil euros de um orçamento anual da federação a rondar o milhão de euros.
«Este problema carece de resolução urgente. Não faz muito sentido dizer que o Projeto Olímpico é inatacável e decorre todo na normalidade, porque o seu funcionamento não foi afetado, quando sabemos que a atividade de preparação olímpica assenta no trabalho do alto rendimento e este no trabalho organizativo e de funcionamento de uma federação. É algo que nos preocupada», vincou o dirigente.
José Luís Ferreira diz que a federação «não recebeu nenhuma das importâncias dos programas contratualizados com o estado já vai para quatro meses» e teme que o não cumprimento dos contratos por parte da tutela ponha em causa o funcionamento da instituição, inclusivamente da preparação para Londres2012, que, garante, «já foi afetada».
«A seleção que prepara os Jogos Olímpicos em Font Romeu já foi prejudicada porque associado ao seu trabalho para Londres2012 devia estar um conjunto de atletas companheiros de treino no grupo de trabalho e, obviamente, estes problemas limitam e condicionam o programa», reforçou.
Apesar de acreditar que a situação seja resolvida «muito rapidamente», o presidente da federação de triatlo lamenta os danos já causados, inclusivamente na imagem mundial da instituição, por compromissos a saldar com a federação internacional pela organização da Taça da Europa de Quarteira.