O aeroporto de Londres começou a registar desde hoje a chegada dos primeiros atletas que vão participar, de 27 de julho a 12 de agosto, nos Jogos Olímpicos de 2012.

São esperados na capital inglesa 10.490 atletas, provenientes de 206 países, devendo estes competir em 26 modalidades olímpicas, tendo de Portugal saído hoje o primeiro grupo, que, além dos responsáveis pelos 75 atletas lusos, de 13 modalidades diferentes, integrou também os velejadores Gustavo Lima, Francisco Andrade, Bernardo Freitas e Sara Carmo.

O aeroporto de Heathrow, em Londres, que tem estado sob a mira dos críticos nos últimos meses devido às longas filas para o controlo dos passaportes, vai ter o primeiro teste, com o fluxo de passageiros previstos chegar esta semana.

No entanto, o ministro responsável pela imigração, Damian Green, disse que as autoridades de controlo de fronteiras estão com «uma formação olímpica» desde domingo, para que possam lidar com o aumento de passageiros, acrescentando que haverá um reforço de cerca de 500 agentes.

O aeroporto londrino deverá ser a porta de entrada de cerca de 80 por cento dos visitantes esperados para os jogos, com um aumento previsto dos embarques e desembarques de 45 por cento. Cerca de 500 mil visitantes são esperados na capital britânica entre julho e agosto.

Londres terá ainda, no total, 48 quilómetros de «corredores» especiais para facilitar o transporte da «família olímpica», numa cidade congestionada pelo trânsito automóvel, o que tem suscitado vozes dissonantes.

A cerimónia de abertura dos Jogos realiza-se no dia 27 de julho, no Estádio Olímpico de Londres, e a de encerramento no dia 12 de agosto, no mesmo local.