O atleta Luís Gonçalves, vice-campeão nos 400 metros T12 (deficiência visual) em Pequim2008, abandonou hoje a seleção paralímpica para os Jogos Londres2012, na sequência de um controlo antidoping positivo, anunciou o Comité Paralímpico de Portugal (CPP).

De acordo com uma nota do CPP, Luís Gonçalves teve «um resultado positivo de controlo antidoping nos Campeonato Europeus de atletismo, que decorreram no passado mês de junho e foram organizados pelo Comité Paralímpico Internacional (IPC), em Stadskanaal, na Holanda».

Segundo o CPP, «a substância detetada na análise foi a Methylhexaneamine», tendo o atleta, que conquistou dois títulos europeus em Stadskanaal, nos 200 e 400 metros T12, e uma medalha de prata na estafeta4x100, prescindido do direito à contra-análise a este resultado.

Numa declaração publicada no sítio do CPP na internet, o atleta admite ter tomado pontualmente um suplemento alimentar, por se sentir sonolento e sem reação, que se esqueceu de mencionar no formulário quando realizou o controlo antidoping.

«No dia anterior à realização da referida análise, tomei o suplemento alimentar `Lipo 6 Black – Nutrex´, porque me senti sonolento e sem reação.(…) Como foi uma toma isolada, quando fui ao controlo antidoping, esqueci-me de a mencionar no formulário», lê-se na nota.

O atleta, de 24 anos, diz desconhecer que o referido suplemento contivesse qualquer substância ilegal e acrescenta: «Apenas tinha a informação de que seria um suplemento com um efeito semelhante à cafeina».

Luís Gonçalves refere que nunca foi sua intenção adulterar o resultado ou melhorar o rendimento, referindo ainda que o resultado obtido na final dos 400 metros T12 ficou um segundo acima da sua melhor marca da época.

O processo de Luís Gonçalves, que há quatro anos em Pequim conquistou uma das sete medalhas conseguidas por Portugal, está a ser analisado pelo IPC.

Apesar de ainda não terem sido divulgados todos os nomes dos 15 atletas que vão representar Portugal nos Jogos Paralímpicos Londres2012, Luís Gonçalves já estava selecionado para integrar a estafeta.

Portugal vai estar representado nos Jogos Paralímpicos, que se disputam de 29 de agosto a 09 de setembro, nas modalidades de atletismo, boccia, natação, equitação e remo.