A judoca Telma Monteiro é sempre uma das atletas apontadas às medalhas. Este ano, além de poder trazer uma medalha, tem o «orgulho» de ser a porta-estandarte da missão lusa no Jogos Olímpicos de Londres.

«É um sonho tornado real. Sei que há muitos atletas com valor para o fazer. Estou muito orgulhosa e contente. Significa muito para mim levar a bandeira portuguesa na cerimónia de abertura», disse a judoca durante a apresentação da equipa olímpica de judo, que decorreu na sede do Comité Olímpico de Portugal em Lisboa.

Para Telma Monteiro, entrar como uma das favoritas já não é novidade e admite que lida bem com isso. «Já estou habituada a ser uma das favoritas. se bem que nao significa nada. Estou habituada a ser cabeça de série, mas os Jogos são uma competição especial. Tento virar isso a meu favor e não sinto pressão», confessou.

Quanto às expectativas criadas à sua volta, «é normal, pelos resultados obtidos», mas lembra que em Pequim já o era e não correu como o desejado.

«Não posso pensar no que alcancei, mas naqueilo que posso alcançar. É um dia especifico, em que tudo fica decidido. São anos de trabalho que ficam decididos num dia. Não quero que nada que possa pensar interfira na minha prestação», sublinhou.