Uma situação de «indisciplina» ainda por esclarecer roubou pela segunda vez consecutiva o sonho olímpico à basquetebolista brasileira Iziane Castro Marques, que pelos mesmos motivos já tinha falhado Pequim2008.

Segundo a Confederação Brasileira de Basquetebol, a decisão de afastar a atleta de 30 anos, uma das mais consagradas do país – foi das primeiras brasileiras a jogar na WNBA - foi assumida pela diretora Hortencia Marcari.

A seleção “canarinha” está em Lille, França, onde disputa um torneio triangular com a seleção gaulesa e Chinesa.

Quem também ficou a uma semana de Londres2012 foi o polaco Lukasz Klekot, do pentatlo moderno, e o francês Nordine Gezzar, nos 3.000 obstáculos, ambos devido a doping.

«É uma pena, não só para ele, mas também para toda a comunidade desportiva. Não creio que Lukasz vá pedir a contra-análise, pois a situação é óbvia», vincou o treinador Stanislaw Pytel, que acusou o medalha de prata nos Europeus de 2011 de ele próprio ter comprado a substancia enriquecida com nutrientes proibidos.

Quanto a Gezzar, quarto nos Europeus de Helsínquia deste ano, a federação francesa revela que o atleta foi suspenso devido a um «controlo por EPO» e que a contra-análise será feita no domingo, sendo o resultado, que o poderá ilibar, conhecido 48 horas mais tarde.