Um jovem de 17 anos foi hoje detido após tentar agarrar a tocha olímpica em Gravesend, a cerca de 40 quilómetros a sudeste de Londres, confirmou a polícia da região de Kent.

O incidente ocorreu às 09:55 horas e o jovem, residente local, foi «detido em segundos» pelos agentes que corriam ao lado da portadora da tocha.

«Ninguém foi ferido no incidente e a tocha continuou o caminho sem interrupção», vincou um porta-voz da força policial.

Este não foi o primeiro incidente relacionado com a tocha, que cumpre hoje o 63.º dia de uma viagem de quase 13 mil quilómetros pelo Reino Unido acompanhada, segundo estimativas dos organizadores, por nove milhões de pessoas.

A passagem pela Irlanda do Norte, em junho, foi marcada por protesto de dissidentes republicanos, que obrigou ao desvio do percurso.

A 03 de julho, duas crianças tentaram também, sem sucesso, agarrar na tocha e, seis dias depois, um ciclista que entrou no perímetro de segurança depois foi dominado pela polícia.

A 07 de julho, um homem nu exibiu-se em Henley-on-Thames, segurando a sua própria cópia da tocha mas sem abordar o portador da chama oficial, tendo sido também detido.

O homem, de 27 anos, tinha escrito nas costas "Free Tibet" (Liberdade para o Tibete), fazendo recordar os distúrbios registados há quatro anos atrás quando a chama olímpica passou em Londres a caminho de Pequim.

Na altura, foram detidas quase 40 pessoas que protestavam contra a alegada repressão no Tibete pela China, país anfitrião dos Jogos Olímpicos em 2008.

A tocha olímpica chega hoje a Londres, onde passará a primeira noite na Torre de Londres, onde estão guardadas as joias da Coroa britânica e as medalhas olímpicas.

Nos sete dias seguintes atravessará os 33 diferentes municípios que compõem Londres, com passagem por Downing Street, residência oficial do primeiro-ministro, e pelo palácio de Buckingham, residência da rainha Isabel II.

Parte do trajeto será feito em bicicleta, autocarro e barco e passará junto a monumentos como a Catedral de São Paulo, o teatro de Shakespeare, o sítio onde antes estava o estádio olímpico dos Jogos de 1908 e terá até direito a uma volta no London Eye, a famosa roda gigante junto ao rio Tamisa.

A última etapa da viagem de 70 dias ao longo de 12.874 quilómetros, iniciado a 18 de maio, será o estádio olímpico, durante a cerimónia abertura dos Jogos Olímpicos a 27 de julho.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.