O basquetebolista Pau Gasol, dos Los Angeles Lakers, substitui Rafael Nadal como porta-estandarte da delegação espanhola aos Jogos Olímpicos de Londres2012, disse esta sexta-feira o presidente do Comité Olímpico Espanhol.

Na quinta-feira, Nadal, número três do “ranking” mundial de ténis, desistiu de participar nos Jogos Olímpicos de Londres2012, que se iniciam a 27 de julho, por considerar que não se encontra “em condições de competir”.

Entretanto, já hoje, os velejadores Íker Martínez e Xabi Fernández, ouro em Atenas2004 e prata em Pequim2008, recusaram a possibilidade de serem porta-estandarte, explicando que isso comprometeria a preparação.

«Para podermos estar presentes na cerimónia de abertura teríamos de perder meio-dia de treino - desde as três da tarde de dia 27 até às 01h00 da madrugada -, e se a recuperação do Xabi se atrasar um pouco, perder esse meio-dia pode não ser o mais correto», explicou Iker Martinez, lembrando que o companheiro de vela recupera de uma lesão.

«Pau (Gasol) representa os melhores valores do desporto e da competição, tem sido uma referência no desporto e no olimpismo», disse o presidente do Comité Olímpico Espanhol, Alejandro Branco.

O dirigente lembrou ainda que o basquetebolista é «um modelo a seguir, especialmente pelos mais jovens» e que esta escolha servirá para «engrandecer a imagem da equipa olímpica espanhola em Londres2012».