O Comité Olímpico Internacional (COI) retirou à atleta norte-americana Crystal Cox a medalha de ouro ganha nos 4x400 metros dos Jogos Olímpicos de Atenas2004, devido a “doping”.

Cox admitiu em 2010 ter recorrido a esteroides anabolisantes e aceitou a sanção de quatro anos de suspensão e a desqualificação nos resultados obtidos entre 2001 e 2004, levando hoje o COI a oficializar a retirada da medalha.

Ainda assim, o organismo deixou à consideração da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), para que seja ela a decidir ou não pela desqualificação da seleção norte-americana, anulação da sua vitória e retirada da medalha à equipa.

Em Atenas2004, Cox apenas correu as eliminatórias, tendo na final os Estados Unidos competido com Sanya Richards, Dee Dee Trotter, Monique Henderson e Monique Hennegan.

De acordo com as regras internacionais, uma equipa inteira de estafeta pode ser desqualificada devido a “doping" de um dos elementos, mesmo que se trate de um alternativo.

Caso a IAAF decida pela retirada da medalha, a vitória” passará para a Rússia, que tinha sido segunda, e a Jamaica subirá da terceira para a segunda posição, recolhendo a medalha de prata.