O presidente do Comité Olímpico da Líbia (COL), Ahmed Nabil al-Taher al-Alam, foi libertado depois de ter sido sequestrado no último domingo por homens armados, disse hoje o irmão do dirigente líbio.

Salah al-Alam afirmou que o presidente do COL foi entregue às autoridades e regressou hoje a casa ileso, sem que as condições para a sua libertação ou os motivos para o sequestro sejam conhecidos.

O sequestro ocorreu cinco dias antes da partida dos cinco representantes da Líbia para os Jogos Londres2012 numa altura em que se regista uma onda de «acertos de contas» entre rivais na guerra civil, que terminou com a captura e morte de Muammar Khadafi.

Antes da revolta do último ano, que depôs Khadafi, Al-Alam liderava a Federação de Futebol da Líbia e o COL era presidido pelo filho mais velho do ditador, Mohammed Khadafi.

«Estamos tremendamente aliviados. Estávamos muito preocupados e agora estamos muito contentes por este desfecho feliz», disse hoje o porta-voz do Comité Olímpico Internacional Mark Adams.