O chefe da equipa médica da comitiva portuguesa, Pereira de Castro, considerou hoje ter havido «alarmismo» em relação ao sarampo nos conselhos veiculados em Portugal às pessoas que pretendiam vir a Londres assistir aos Jogos Olímpicos.

«Não, os atletas não foram vacinados. Como sempre nestas alturas há uma fase alarmista. Esperámos e aguardámos alguns momentos. Neste momento está perfeitamente controlado esse problema», disse Pereira de Castro, em declarações à agência Lusa, em Londres.

A Direção Geral de Saúde (DGS) emitiu recentemente um aviso através do seu portal a todos os que pretendem vir aos Jogos de Londres2012, que se realizam entre 27 de julho a 12 de agosto, reiterando que se trata de «uma das doenças mais contagiosas, podendo provocar doença grave ou mesmo a morte».

Contudo, as autoridades de saúde britânicas (Health Protection Agency) garantem que a vacina MMR (Sarampo, Papeira, Rubéola) é eficaz e tornou «raros» os casos de sarampo no Reino Unido, apesar de «um número significativo» ter sido registado no primeiro semestre de 2011 em Inglaterra e no País de Gales.