O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, cumpriu hoje, em Londres, um minuto de silêncio pela memória das 11 vítimas israelitas mortas durante os Jogos Olímpicos de Munique1972.

Jacques Rogge, que realizava uma visita à vila olímpica no seio do Parque Olímpico dos Jogos de Londres, rendeu homenagem aos 11 israelitas que foram mortos, vítimas da organização Setembro Negro.

«Venho prestar homenagem aos 11 atletas israelitas que partilhavam o ideal olímpico, que pensavam que a vila olímpica era um lugar onde se juntavam os povos. Estes 11 atletas foram a Munique munidos desse espírito. Partilhavam essa visão», disse Rogge, antes de permanecer um minuto em silêncio.

O discurso do presidente do COI foi realizado perto do «Muro da treva olímpica», uma escultura colocada à entrada da vila olímpica, tendo apelado a que todos os atletas que participem nos Jogos de Londres assinem a escultura.

A cerimónia foi organizada no âmbito da operação “Giving is winning” (Dar é ganhar), do Alto Comissariado para os Refugiados da ONU, em parceria com o COI.