O jovem João Silva promete lutar até à exaustão por um lugar de mérito no triatlo dos Jogos Olímpicos de Londres2012, a melhor forma de esquecer uma época marcada por lesões.

«Encaro mesmo o objetivo de terminar a prova sem uma pinga de energia. Acabar a competição sem mais forças, com a consciência de que consegui dar o meu melhor. No que isso se vai traduzir, ainda não sei. Mas ficarei contente se o conseguir», resumiu o triatleta de 23 anos.

Em declarações à agência Lusa, desde Font Romeu, em França, onde se encontra em estágio em altitude, o triatleta do Sporting admite ser «muito complicado» fixar objetivos, até pela época atípica que está a viver.

«Embora tenha sido um ano complicado, este último período antes da prova correu muito bem, principalmente este estágio em Font Romeu. Fisicamente, estou em pleno, mas isso não apaga todos aqueles meses com limitações, que no fundo acabam por fazer alguma diferença», lamentou o três vezes campeão da Europa em sub-23.

João Silva admite que ainda caminha para pleno do seu entusiasmo com a estreia em Jogos Olímpicos – «ainda não tenho a plena noção da dimensão do evento» – mas confessa «curiosidade».

O circuito citadino de Londres não é totalmente do seu agrado, pois, face às suas características, preferia «um traçado mais duro no ciclismo».

«Seria melhor para mim, mas a prova vai ser como as outras. Com ritmo sempre forte», vincou.

Portugal perdeu à última hora o terceiro elemento masculino para Londres2012 – reservado aos oito melhores terceiros mundiais – mas João Silva reconhece que, «em termos de desempenho individual, isso não faz grande diferença».

«É irrelevante. Não há grande jogo de equipa a fazer. Não vejo qualquer diferença», admite.

João Silva e Bruno Pais voltam a Portugal a 27 de julho e a 03 de Agosto partem para Londres, onde competem quatro dias depois.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.