A visita de António Guterres à delegação portuguesa aos Jogos Olímpicos Londres2012, inicialmente prevista para sábado, foi adiada para não coincidir com a presença do Presidente da República, Cavaco Silva, na capital inglesa.

Uma fonte da missão portuguesa explicou à agência Lusa que o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados solicitou a marcação de uma nova data para a visita de António Guterres à missão, de forma a evitar que haja sobreposição de agendas.

Cavaco Silva poderá estar presente sexta-feira na cerimónia de abertura da 27.ª edição dos Jogos Olímpicos e pernoitar na capital inglesa, para no dia seguinte visitar a delegação portuguesa e almoçar com os atletas e restantes elementos da comitiva.

O Presidente da República aproveitará para visitar as instalações de Portugal na Covensson House, o nome do edifício ocupado por Portugal na Aldeia Olímpica e contactar diretamente com os representantes lusos que já se encontram em Londres.

As autoridades britânicas não confirmam a presença de altos dignitários na capital britânica por razões de segurança, mas são esperados vários chefes de estado e de governo em Londres.

Além de Cavaco Silva, está ainda prevista a deslocação do secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Alexandre Mestre, à capital inglesa para assistir à cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos em representação do Governo português.

A visita de António Guterres estava inicialmente agendada para as 11:00 de sábado, uma hora antes da possível visita de Cavaco Silva, mas o antigo primeiro-ministro português apenas deverá contactar diretamente com os representantes lusos “nos dias seguintes”.

O Comité Olímpico de Portugal deverá anunciar oportunamente a nova data da visita, que poderá ocorrer ainda na primeira semana da competição.

Os Jogos Olímpicos Londres2012 decorrem entre 27 de julho e 12 de agosto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.