Meaghan Benfeito, a única atleta lusodescendente na delegação do Canadá aos Jogos Olímpicos Londres2012, é uma das esperanças de medalhas para o país, nos saltos sincronizados para a água em plataforma de 10 metros.

«Meaghan Benfeito é a única luso-canadiana nos jogos de 2012», confirmou à agência Lusa a porta-voz do Comité Olímpico Canadiano, a partir de Londres, onde a delegação já se encontra neste momento.

Benfeito, a fazer par com Roseline Filion, é apontada pelos responsáveis da seleção canadiana como uma das duas potenciais subidas canadianas ao pódio nos saltos para a água.

O Canadá leva a Londres um total de 277 atletas para participarem nos Jogos e procura «ganhar medalhas em todas as modalidades em que competimos», sublinhou Jane Almeida - também ela uma lusodescendente.

«O Canadá tem grandes esperanças em Londres. Após o êxito em Pequim, temos uma meta ambiciosa: Estar no top-12 [entre os 12 países mais medalhados] em 2012», frisou a responsável Comité Olímpico Canadiano, acrescentando que esta participação visa ser a «mais forte equipa que o Canadá já teve em Jogos Olímpicos de Verão».

O Canadá deposita grandes esperanças nos saltos para a água, a que se apresentam nove canadianos, incluindo Meaghan Benfeito, por contar com vários atletas já medalhados e com bons resultados em recentes competições internacionais.

Entre eles estão, Alexandre Despatie, por duas vezes prata olímpico nos saltos de trampolim de três metros, Emilie Heymans, prata em Pequim na plataforma de 10 metros individual e bronze nas Olimpíadas de Sydney e de Atenas.

O responsável canadiano da equipa de saltos para a água, Mitch Geller, revelou recentemente aos jornais que já ficaria satisfeito se o Canadá obtivesse duas medalhas na disciplina e, se fossem três, sairia eufórico de Londres.

Geller disse que o Canadá pode ganhar medalhas nas provas do salto feminino de três metros individual [Jennifer Abel] e sincronizado [dupla Jennifer Abel e Emilie Heymans], no salto de 10 metros sincronizado [dupla Meaghan Benfeito e Roseline Filion] e no salto individual masculino em plataforma de três metros [Alexandre Despatie].

Meaghan e Roseline obtiveram a medalha de prata no último Campeonato do Mundo de Natação da FINA (Federação Internacional de Natação) em fevereiro passado, juntando-a à já extensa coleção de medalhas que arrecadaram em competições internacionais e canadianas.

Nascida em Montreal, Canadá, de pais açorianos, Benfeito, de 23 anos, está pronta agora para a sua segunda presença em Jogos Olímpicos, após a estreia que teve em Pequim há quatro anos, tendo terminado em sétimo na mesma modalidade e também em parceria com Roseline Filion.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.