A entrada hoje em funcionamento das faixas rodoviárias restritas aos veículos da "família olímpica" para os Jogos de Londres2012 piorou ainda mais o trânsito em algumas estradas londrinas, mas os problemas já eram esperados.

A rede de 48 quilómetros de acesso aos recintos desportivos e ao parque olímpico e estende-se até ao aeroporto de Heathrow, a principal entrada dos atletas, delegações e espetadores estrangeiros na cidade.

Foi precisamente na M4, a autoestrada que liga o aeroporto à cidade, que se registaram os principais problemas, tendo as filas chegado aos 13 quilómetros, de acordo com a Transport for London, entidade que gere os transportes na área metropolitana da capital britânica.

O trânsito também andou mais devagar na A40, entre Londres e Birmingham, no centro de Inglaterra, onde várias equipas decidiram fazer a preparação antes das competições, e verificaram-se engarrafamentos no centro da cidade.

Porém, as autoridades britânicas já tinham avisado que a circulação rodoviária seria afetada e que os transportes públicos estariam mais cheios, tendo feito uma campanha intensiva para os londrinos enviarem os pontos de maior congestionamento.

«Vai haver muita disrupção, mas de qualquer maneira Londres é uma cidade congestionada», comentou a ministra dos Transportes, Justine Greening, na BBC.

Apelidadas de "zil lanes", em referência às faixas dedicadas às viaturas dos políticos no tempo da União Soviética, as «faixas olímpicas» só podem ser usadas pelos carros de transporte dos atletas, membros das delegações olímpicas e dirigentes, como políticos, em serviço relacionado com os Jogos.

A transgressão custa uma multa de 130 libras (166 euros) na rede, que permanecerá em funcionamento até 14 de agosto, dois dias depois do encerramento dos Jogos Olímpicos, embora regresse numa versão reduzida para os Jogos Paralímpicos, entre 27 de agosto e 09 de setembro.