O jogo entre o português Pedro Martins e o dinamarquês Peter Gade, da primeira eliminatória do torneio de badminton dos Jogos Olímpicos Londres2012, ficou agendado para a próxima segunda-feira, anunciou esta quarta-feira a organização.

Há dois dias que Pedro Martins tem conhecimento que irá defrontar o experiente e antigo número um mundial Gade, mas só hoje ficou a saber que o encontro será às 19h44, no court 3 da Wembley Arena.

Pela primeira vez a disputar uns Jogos Olímpicos, o jogador luso de 22 anos, 57.º do ranking, vai defrontar o atual número cinco e o melhor europeu da classificação.

Com 35 anos, Peter Hoeg Gade já conta no seu currículo com três participações em Jogos Olímpicos (Sydney2000, Atenas2004 e Pequim2008), tendo alcançado o quarto lugar na cidade australiana.

Antes do arranque dos Jogos, o atleta dinamarquês assumiu o objetivo de conquistar uma medalha em Londres e é dado como a principal “esperança” europeia para fazer frente ao domínio asiático na modalidade.

Em caso de derrota, Pedro Martins será automaticamente afastado da competição.

Por seu lado, Telma Santos, também estreante em Londres2012, foi sorteada num grupo de três jogadoras e irá iniciar a sua participação também na segunda-feira (13:42 no court 2) frente a Thilini Jayasinghe, do Sri-Lanka, que é a 118.ª classificada do ranking.

Na terça-feira, também às 13:42 e no campo 2, a jogadora lusa de 28 anos, e 73.ª classificada, terá pela frente a jovem tailandesa Ratchanok Intanon, de apenas 17 anos, número 10 mundial.

No grupo feminino, apenas o primeiro lugar dá acesso aos oitavos de final.

A Wembley Arena tem capacidade para 13 mil espetadores e todos os bilhetes para o torneio de badminton já estão esgotados.