O Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres2012 negou a acreditação ao presidente bielorrusso, Alexandr Lukashenko, para ir ao evento na qualidade de presidente do comité olímpico do seu país, noticia hoje a imprensa bielorrussa.

A imprensa da antiga república soviética divulga uma informação do chefe do comité olímpico russo, Alexandr Zhúkov, que difundiu a notícia na sua conta de Twitter.

«O comité organizador dos Jogos Olímpicos de Londres negou a acreditação ao presidente do Comité Olímpico Nacional da Bielorrússia, Alexandr Lukashenko. E o que fazemos com as tradições e os valores olímpicos? Até os estudantes sabem que na antiga Grécia se estabelecia uma trégua para os Jogos», escreveu Zhúkov.

No seu discurso de inauguração da Feira Eslava na cidade bielorrussa de Vitebsk, Lukashenko, considerado o ultimo ditador da Europa, comparou o evento com os Jogos Olímpicos: «A nossa Feira pode qualificar-se como as olimpíadas culturais de verão pelo número de participantes e a diversidade do seu programa».

«As olimpíadas estão muito atrás da nossa Feira em muitos aspetos. Está politizada e tem muitos problemas. A Feira Eslava é uma ilha de livre pensamento, independência, da qual há muito que aprender», disse então o líder bielorrusso.

Numa outra ocasião, em conversa com os trabalhadores de uma empresa bielorrussa, Lukashenko disse que os Jogos Olímpicos «não são desporto, mas sim política, política suja».