Portugal vai estar representado por 30 atletas de cinco modalidades nos Jogos Paralímpicos Londres2012, anunciou hoje o Comité Paralímpico de Portugal (CPP), que divulgou a composição final da missão lusa.

Nos Jogos Paralímpicos Londres2012, que decorrem entre 29 de agosto e 09 de setembro, Portugal vai ter 15 representantes no atletismo, nove no boccia, quatro na natação, um no remo e um na equitação.

A representação portuguesa em Londres é inferior à que esteve há quatro anos em Pequim, onde Portugal participou com 35 atletas em sete modalidades e conquistou sete medalhas.

No atletismo, onde figuram alguns atletas que marcaram presença em Pequim2008, o grande ausente é Luís Gonçalves, medalha de prata há quatro anos, afastado na sequência de um controlo antidoping positivo.

A representação da natação é composta por quatro atletas, entre os quais João Martins, medalha de bronze nos Jogos Pequim2008.

No boccia, Portugal terá nove atletas, alguns dos quais medalhados em Pequim2008, enquanto no remo, Filomena Franco repete a presença de há quatro anos.

Sara Duarte, que beneficiou de um convite, vai ser a representante portuguesa na equitação.

Devido às quotas impostas pelo Comité Paralímpico Internacional (IPC), o CPP, em colaboração com as federações, aplicou critérios de seleção nas modalidades de natação e atletismo, nas quais o número de atletas com mínimos A era superior às vagas atribuídas a Portugal.

A 14.ª edição dos Jogos Paralímpicos deverá juntar 4.200 atletas de 160 países e marca o regresso à competição da área da deficiência intelectual, ausente do programa paralímpico Sydney2000.

- Lista dos atletas portugueses que vão participar nos Jogos Paralímpicos Londres2012:

- Atletismo:
Firmino Baptista.
Gabriel Macchi.
Gabriel Potra.
Hugo Cavaco.
Inês Fernandes.
Joaquim Machado.
Jorge Pina.
José Rodolfo Alves.
Lenine Cunha.
Maria Graça Fernandes.
Nelson Gonçalves.
Nuno Alves.
Raquel Cerqueira.
Ricardo Marques.
Ricardo Vale.

- Boccia:
Abílio Valente.
Armando Costa.
Cristina Gonçalves.
Domingos Vieira.
Fernando Ferreira.
João Fernandes.
José Macedo.
Luís Silva.
Susana Barroso.

- Equitação:
Sara Duarte.

- Natação:
Adriano Nascimento.
David Grachat.
João Martins.
Simone Fragoso.

Remo:
Filomena Franco.