O nadador norte-americano Michael Phelps voltou hoje a garantir que Londres2012 será a sua última competição, um desafio que encarará sem a pressão de ganhar como nos Jogos Olímpicos de Pequim.

«Este é o ponto final. Agora resta-me saber quantos ‘toppings’ quero no meu ‘sundae’», brincou o 14 vezes campeão olímpico, perante uma sala lotada de jornalistas.

Ao contrário do que aconteceu em Atenas2004 e Pequim2008, Phelps apresenta-se descontraído na capital britânica: «Em Pequim, estava a tentar ganhar tudo. Aqui estou muito mais relaxado, estamos a divertir-nos».

Recordista de ouros olímpicos numa única edição dos Jogos, o nadador, que em Londres defende oito títulos e pode ultrapassar o recorde de 18 medalhas da ginasta soviética Larisa Latynina, quis registar a conferência para a posterioridade, tirando fotos aos jornalistas presentes.

«Esta será a minha última competição. É algo grande. É algo que nunca senti. Haverá muitos primeiros e últimos esta semana», resumiu o detentor de 16 medalhas olímpicas que depois de Londres2012 quer ser apenas Michael Phelps.

O nadador de Baltimore terá como grande rival nas piscinas, especificamente nos 200 e 400 metros estilos, o compatriota Ryan Lochte, que hoje desvalorizou o duelo entre os dois.

«Eu não nado para superar o Phelps. Sou amigo de todos. O Michael é um rival, mas temos uma grande amizade que espero que continue depois da próxima semana e dure muito», disse Lochte.

O programa de natação pura dos Jogos Olímpicos de Londres2012 disputa-se durante seis dias, entre 28 de julho e 04 de agosto.